Como todos sabem, o período que se inicia em novembro e vai até meados de março é muito conhecido como Períodos Chuvosos, justamente pela abundância de tempestades, mas infelizmente muitas pessoas não se atentam para os riscos dessa temporada chuvosa. Com isso, é importante aumentar o cuidado para evitar acidentes e transtornos em potencial.
Por esse motivo, vamos listar aqui alguns cuidados que podem evitar acidentes inoportunos. Aqui vão algumas dicas de segurança para colocar em prática durante esse período de chuvas e tempestades:
Como evitar que ocorra acidentes com árvores em sua propriedade?
Durante esse período de maior ocorrência de tempestades, um dos maiores problemas enfrentados são as quedas de árvores e galhos em área urbana. Por esse motivo, deve-se atentar para a situação dessas áreas verdes em sua propriedade ou em locais próximos, a fim de se certificar de que você não correrá nenhum risco.
Segundo o Corpo de Bombeiros, esse período de chuvas intensas, associadas aos ventos fortes, potencializa os riscos de queda, isso ocorre porque as folhas, na copa das árvores, tendem a acumular água, isso as tornam mais pesadas, e, consequentemente, aumenta-se o risco de ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.
A poda deve ser realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, para minimizar os prejuízos ao meio ambiente.
O que fazer para evitar acidentes com as suas árvores?
Caso você possua árvores em sua propriedade, é muito importante redobrar a atenção nesses períodos. É necessário observar com frequência (principalmente após uma chuva) se houve algum dano e se a árvore apresenta risco de queda.
Caso você suspeite de qualquer risco ou encontre algum dano, deve ligar imediatamente para um profissional qualificado para poder fazer uma avaliação de risco e caso necessário, o manejo arbóreo em sua propriedade.
Está precisando de uma avaliação de risco em sua propriedade? Entre em contato agora mesmo, será um prazer poder ajudar!