Como Avaliar uma Árvore Internamente? - Prog Ambiental Quer saber mais sobre Como Avaliar uma Árvore Internamente? Preparamos um artigo rico em informações - Prog Ambiental

Como Avaliar uma Árvore Internamente?

Neste texto vamos tratar de mecanismos que vêm sendo utilizados na arborização urbana para identificar e corrigir problemas nas estruturas das árvores. Primeiramente, todos nós sabemos o quanto as árvores são amadas e necessárias para a humanidade. Quer seja por características visuais, como ornamentação, jardinagem e outros (que para alguns são utilidades irrelevantes), e também por conta de suas características indispensáveis, como a produção de oxigênio, alimentos, papel, celulose e demais matérias-primas que são indispensáveis para a nossa sobrevivência.

 

Sendo assim, para que uma árvore possa se estabelecer em estado pleno e embelezar qualquer ambiente, ela deve possuir uma estrutura física forte e estável para que assim possa conferir confiança aos moradores desse local.
E por esse motivo, os profissionais de arboricultura precisão utilizar técnicas de análise pouco invasivas para diagnosticar as árvores que possam apresentar comprometimentos em suas estruturas.

 

Entenda o que é Tomografia de Árvores

Então agora vamos entender um pouco melhor sobre essa tal tomografia de árvores? Para que as árvores possam persistir e sobreviver nos diversos ambientes em que estão inseridas, elas devem apresentar condições que indiquem que são mecanicamente confiáveis e possuam razoável fator de segurança. Os problemas encontrados no tronco dessas árvores podem causar sérios riscos de quedas, além de causar a ocorrência de acidentes. Para evitar estes incidentes é de extrema importância realizar a tomografia em árvores.

 

Antes da tomografia arbórea era necessário derrubar a árvore para ver seu interior, não havia instrumentos que permitissem conhecer seções inteiras de árvores. Hoje a tomografia de árvores permite a reconstrução de seções transversais completas da árvore de maneira rápida e eficaz, através das informações fornecidas pela passagem de energia da madeira, avaliando assim a qualidade do interior das árvores, sem precisar derrubá-las e causar outros transtornos.

 

Os problemas nas estruturas dessas árvores, geralmente encontradas no tronco, apresentam sérios riscos de queda e potencializam a ocorrência de acidentes. O método utilizado antes da tomografia era o de avaliação visual de árvores desenvolvido por Mattheck & Breloer (1994), também conhecido como VTA (visual tree assessment), que sugeria três diferentes ferramentas para análise interna das árvores: o som de pancadas de martelo na árvore, o penetrômetro e o medidor de fraturas. O VTA representou um avanço na detecção de defeitos na madeira, porém existe um grande interesse no desenvolvimento e aplicação de técnicas mais rápidas e precisas de diagnóstico.

 

Atualmente vem sendo mais utilizadas as técnicas não destrutivas, na qual têm sido desenvolvidas por investigação tomográfica. A tomografia permite a reconstrução de seções transversais inteiras da árvore, por meio de informações fornecidas pela passagem de energia através da madeira. No passado, não haviam instrumentos que possibilitassem conhecer seções inteiras de árvores com tamanha rapidez e praticidade, revelando a revolução que representa a tomografia para a avaliação da qualidade do interior das árvores. Além disso, sua utilização deixa pouquíssimos sinais.

 

Portanto, a tomografia de árvores é uma técnica desenvolvida para avaliar o interior da madeira. É baseado no tempo, por sensores, de ondas mecânicas que atravessam a madeira e no cálculo da velocidade dessas ondas com a ajuda do computador. A representação da distribuição da velocidade da onda ao longo da seção transversal do tronco dá origem à imagem tomográfica.

 

Principais Vantagens da Tomografia de Árvores

● A localização de defeitos feito pela técnica de tomografia Arbórea é precisa e rápida;
● Não traz nenhum dano a árvore;
● Resultados de fácil compreensão;
● Medições em duas ou três dimensões;
● Operação feita com praticidade por um computador ou notebook.

 

Além disso, foram obtidos dados por estudos científicos que apontaram:
A tomografia produziu informações similares às produzidas pela densitometria de raio X, demonstrando ser eficaz para obtenção de dados sobre a integridade das amostras de lenho estudadas das árvores.
A tomografia de impulso pode ser recomendada para avaliação do interior do lenho de árvores maduras e consequentemente auxiliar na avaliação do risco de queda;

 

Empresa que realiza a Avaliação Interna das Árvores

Com seus parceiros, a Prog Ambiental realiza a avaliação interna por meio da tomografia em árvores com o uso de  equipamentos e profissionais especializados para conseguir avaliar a saúde das árvores, agilizando na remoção de exemplares doentes e minimizando o risco de queda.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp