Você sabe para que serve o cadastramento arbóreo? O cadastramento arbóreo é um passo essencial para a proteção de qualquer ecossistema é o controle da vegetação - LEIA

Você sabe para que serve o cadastramento arbóreo?

O cadastramento arbóreo é um passo essencial para a proteção de qualquer ecossistema é o controle da vegetação. Sendo assim, a legislação brasileira possui uma série de processos que norteiam a gestão das espécies vegetais em nosso país de forma legal. Um desses documentos é o Cadastramento Arbóreo, vamos aprender um pouco sobre ele?

 

O Cadastramento Arbóreo consiste basicamente na listagem de modo qualitativa e quantitativa de espécies arbóreas e arbustivas em determinado local, mapeamento, marcação e medição de espécies vegetais localizadas em área inventariada.

 

Ou seja, esse levantamento determina os dados de cada espécie de um determinado local de interesse. Este trabalho deve ser realizado por um profissional da área devidamente habilitado. Durante a realização dessa atividade, o profissional deve especificar o nome científico de cada espécie, além de registrar a origem, os dados de mensuração, a definição do estado fitossanitário e demais informações ecológicas, além de definir se os indivíduos contabilizados se enquadram ou não na lista de espécies ameaçados de extinção.

 

Quer encontrar um profissional? CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE CADASTRAMENTO ARBÓREO – clique aqui.

 

Mas então, para que serve o Cadastramento Arbóreo?

 

Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender que o desenvolvimento urbano acaba levando à ocupação de novas áreas. Geralmente a expansão avança em direção às áreas com ocorrência de indivíduos arbóreos, arbustivos e outros tipos de vegetação que necessitarão de algum tipo de manejo.

 

Ou seja, para que se possa definir o tipo de manejo a ser utilizado, é necessário que este processo se inicie com o inventário florístico da vegetação (ou inventário florestal) – obrigação para qualquer tipo de empreendimento novo, seja ele com fins públicos ou privados, e ainda com objetivo residencial, comercial ou industrial. A partir da locação do projeto e da identificação qualitativa e quantitativa das espécies, as demais etapas do licenciamento ambiental poderão ser realizadas.

 

Esse levantamento arbóreo é geralmente utilizado em políticas públicas para revitalização e preservação de áreas verdes, quer seja na área urbana ou mesmo em área rural. Já na esfera particular, o cadastramento é parte do inventário arbóreo, documento que deve ser emitido antes da derrubada de qualquer espécie vegetal para construções ou reformas de estabelecimentos comerciais e residenciais, sobretudo em áreas de preservação ambiental.

 

saiba tudo sobre o cadastramento arbóreo e suas obrigatoriedades no mercado.

Quer encontrar um profissional? CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE CADASTRAMENTO ARBÓREO – clique aqui.

 

O Levantamento Arbóreo consiste nas seguintes etapas:

 

Plaqueamento das árvores, fixação de anilha simples, para controle de número de exemplares e localização;

Anotação de árvore morta; quando o vegetal apresentar tronco seco, ou seja, quando não houver fluxo de seiva pela árvore

Identificação botânica com nome popular e científico;

Medição do DAP (diâmetro à altura do peito), medido a 1,30m do solo com geralmente 5cm de acordo com a legislação de cada município, estimativa de altura e diâmetro da copa;

Verificação do estado fitossanitário do exemplar, identificando pragas e avarias. Na ocorrência de cupim, informar se é subterrâneo ou arborícola ou outro e se com ataque, atividade (inseto vivo), túnel ou vestígio de túnel, estrutura de ninho, ocorrência de fungo;

Avaliação das raízes; Ocorrência de podas, se há ou não vegetação interferente, ou ocorrência de anelamento, caiação ou dendrocirurgia.

 

Saiba de todos os trabalhos que são realizado por um profissional de cadastramento arboreo

 

Quem pode realizar o Cadastramento Arbóreo?

 

O levantamento arbóreo deve ser realizado por um Biólogo ou profissional de engenharia florestal, sendo eles os responsáveis pela identificação correta das espécies e de suas características. Dessa maneira, o ideal é contratar um serviço especializado.

 

Falta de Cadastramento Arbóreo pode dar multa?

 

Sim, visto que, antes da transformação de qualquer ambiente – seja para fins comerciais, seja para fins comerciais – é preciso analisar as espécies vegetais ali encontradas, até mesmo para derrubar uma árvore na porta de casa.

 

A falta de um mapeamento correto desses exemplares – seja totalmente, seja por erros no processo – pode ocasionar na retirada ilegal da vegetação, chegando à aplicação de multas em muitos casos.

 

Quer encontrar um profissional? CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE CADASTRAMENTO ARBÓREO – clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp