Como fazer uma Avaliação de Risco em minhas Árvores? Avaliação de Risco em minhas Árvores: Saiba quando e como fazer uma avaliação para evitar quedas e acidentes em época de chuva - ProgAmbiental.

Como saber se deve fazer uma Avaliação de Risco em minhas Árvores?

Avaliação de risco em minhas árvores: Conheça os defeitos comuns que ocorrem nas árvores que podem indicar riscos, compreenda como os riscos oferecidos por árvores podem ser gerenciados e descubra se as árvores da sua propriedade podem de alguma forma trazer dores de cabeça futuras.

 

Como já sabemos, as árvores proporcionam diversos benefícios indispensáveis às nossas casas e à nossa cidade, porém quando existe risco de queda, podem acabar causando lesões às pessoas e animais, ou mesmo danos a propriedades, e por esse motivo, podem implicar em responsabilidade legal para seu proprietário.

 

Além disso, as árvores e palmeiras conferem uma dimensão especial na paisagem das cidades e desempenham uma importante função nas comunidades urbanas, seja pela capacidade de controle ou minimização dos efeitos adversos, resultantes da ocupação do meio urbano, ou por exercer influência no controle da qualidade estética da cidade e no bem-estar psicossocial.

 

Sendo assim, compreender e gerenciar os riscos associados às árvores pode garantir mais segurança à propriedade e prolongar a vida da árvore. As árvores compõem uma parte muito significativa do nosso mundo. Elas oferecem uma grande variedade de benefícios ao ambiente, além de proporcionarem uma beleza incrível às nossas casas.

 

Porém, elas podem apresentar riscos. As árvores, galhos e frutos, podem acabar caindo e machucando pessoas ou causando danos a propriedades que estiverem próximas. Elas também são diretamente afetadas nas intervenções urbanas, como o alargamento das vias, o reparo das tubulações, a manutenção da fiação aérea, a construção ou a reforma das edificações, entre outros. Por outro lado, o desenvolvimento e a sobrevivência das árvores nas cidades também sofrem influência de fatores ambientais, como a compactação do solo, a falta ou o excesso de água, a poluição e o estresse climático e a incidência de pragas e de patógenos.

 

Por isso, é muito importante que ocorra a avaliação das árvores para saber se existe algum risco que possa apresentar para a sociedade local.

 

A inexistência de planejamento urbano, a seleção inapropriada de espécies, a produção de mudas sem padrão de qualidade e o plantio inadequado das espécies arbóreas indicam a falta de requisitos técnicos na implantação e no manejo da arborização urbana. Isto pode resultar na incompatibilidade das árvores com a infraestrutura urbana instalada (como postes de iluminação, instalações subterrâneas, caixas de inspeção, entre outras). Nestas condições, as árvores ficam mais sujeitas às injúrias, principalmente por práticas de manejo inadvertidas, seguidas da biodeterioração do lenho por microorganismos e insetos, como fungos, cupins e brocas de madeira.

 

Dessa forma, todas as árvores podem apresentar um risco potencial de queda, porém apenas uma pequena parcela delas realmente atinge uma pessoa ou alguma propriedade.

 

No ambiente urbano, as árvores precisam ser vistas como bens públicos integrantes da infraestrutura urbana, com custos e benefícios associados, da mesma forma que as demais infraestruturas urbanas, como rede de transmissão de energia, rede coletora de esgoto, rede de distribuição de água, sistema de vias públicas etc. Por conta disso, a prática da avaliação da qualidade, da funcionalidade e dos riscos associados, variáveis com o tempo, tem que fazer parte da rotina de trabalho dos gestores públicos envolvidos no trato deste componente ambiental urbano.

Avaliação de risco em minhas árvores: Conheça os defeitos comuns que ocorrem nas árvores que podem indicar riscos, compreenda como os riscos oferecidos por árvores podem ser gerenciados e descubra se as árvores da sua propriedade podem de alguma forma trazer dores de cabeça futuras.

Como saber se minhas arvores não corre risco de quedas?

Nenhuma árvore pode ser considerada completamente “segura”. Sendo assim, em propriedades privadas, o proprietário deve se responsabilizar pela segurança das árvores presentes em sua propriedade.  Neste contexto, para assegurar a segurança da população e para manutenção dos serviços ambientais prestados pelas árvores nas cidades, há a necessidade de aplicação de critérios técnico-científicos padronizados para a avaliação das árvores e de suas partes, quanto ao risco de queda, reduzindo-se o risco de acidentes e assegurando-se o manejo preventivo adequado.

 

De qualquer maneira, a avaliação da complexidade do defeito será mais bem realizada por um arborista profissional. Os cuidados regulares com as árvores ajudarão a identificar as árvores com níveis de risco inaceitáveis. Uma vez que o risco é identificado, alguns passos deverão ser seguidos para se reduzir a probabilidade de queda da árvore, o que poderá machucar alguma pessoa.

 

A qualquer sinal de perigo ou risco que envolve as árvores da sua propriedade, contate a Prog imediatamente, estaremos prontos para atender a sua demanda e garantir a segurança da sua propriedade.

 

Leia também outros assuntos sobre avaliação de riscos em minhas árvores:

Períodos Chuvosos: Atenção Para o Risco de Quedas de Árvores
Você sabe quais são os principais tipos de poda utilizados?
Como fazer Poda em Árvores?

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp